Você conhece a história do “Chá das Cinco”?

141

Todos sabem que o “chá das cinco” é uma tradição comum no Reino Unido, principalmente na Inglaterra. Mas você sabe como o costume surgiu?

A história do consumo dos chás é riquíssima, mas uma tradição específica é ainda mais curiosa: o chá das cinco. Comum no Reino Unido, especialmente na Inglaterra, o chá das cinco tornou-se popular no século XIX.

Em meados de 1840, a Duquesa de Bedford, Anna Maria Russel, reclamava de um vazio no estômago durante as tardes, antes da hora do jantar. Para matar a fome antes da janta, a Duquesa criou um hábito bem pouco convencional para a época: em torno das 17 horas, ela chamava as amigas para um momento do chá, que era acompanhado por bolinhos, biscoitos e tomado com leite. 

Apesar de a Duquesa de Bedford ter popularizado a prática, o consumo do chá das cinco data do século XVII, em Portugal, quando foi levado à Inglaterra por Catarina de Bragança. A partir de 1880, aristocratas e a nobreza inglesa passaram a adotar o hábito como uma forma de socializar e, a partir daí, soma-se sofisticação ao momento: o chá da cinco se torna o momento que os mais ricos exibem seus melhores looks, além de suas porcelanas e pratarias. Desse momento em diante, a tradição se difundiu e foi parar por toda Europa, com salões de chás sendo criados para o consumo da bebida nesse momento do dia.  

O chá das cinco nos dias atuais

Por incrível que pareça, atualmente, o chá das cinco segue sendo uma das tradições inglesas mais conhecidas ao redor do mundo, porém não há mais um horário pré-definido como antigamente. Não se trata mais de um salgado e um chá, mas um momento de compartilhar memórias e sorrisos entre amigos, regado a comes e bebes, além de ser um programa essencial para qualquer pessoa que esteja visitando a Inglaterra.

Linha Suíça | talchá

Como é o chá inglês?

Na Inglaterra, o chá é consumido com uma colher de chá de folhas para uma xícara de água, e a água nunca deve atingir o ponto de ebulição. Após ficar pronto, o leite é adicionado fresco à bebida, pois se estiver quente demais, pode desenrolar as proteínas e causar alteração no gosto. O leite trará o chá à temperatura perfeita e ao equilíbrio para consumo. Açúcar branco também pode ser adicionado, a gosto de quem estiver consumindo. 

Agora que você já conhece a história do Chá das 5, que tal implementar esse hábito na sua rotina com chás a granel extremamente sofisticados e saborosos, junto aos acessórios clássicos para montar a mesa? Selecionamos nessa lista chás perfeitos para esse momento:

Chás da cinco Talchá

Um dos chás mais populares e conhecidos do mundo, que há séculos conquista admiradores pelo mundo desde que entrou na Europa pelas portas inglesas: o Earl Grey é um símbolo nacional para a Inglaterra. Clássico Inglês, é um chá preto com bergamota (fruta da mesma família da tangerina). Dependendo da região onde é produzido, seu sabor pode ter toques frutados ou de malte. China, Índia e Sri Lanka são seus grandes produtores. Confira todas as características desse Clássico Inglês pelo link

  1. English Breakfast

O English Breakfast, apesar do nome, é perfeito também para o chá das cinco. Um dos chás pretos mais tradicionais e conhecidos no mundo, sua produção vem da combinação de folhas de chás de diversas origens, colhidas nas mais reconhecidas plantações de Camellia sinensis do mundo. Seu sabor mais encorpado torna-o uma companhia ideal para os acompanhamentos do chá das cinco, além de ser uma opção que traz mais disposição e energia a quem consome. 

Conheça mais sobre o Chá Preto talchá English Breakfast no link

  1. Cream Earl Grey

Um verdadeiro clássico blend inglês, que traz imediatamente à memória os tradicionais chás das cinco. Nele, adicionamos o adocicado da baunilha, o que aflora em um delicioso sabor cremoso e torna a experiência de quem o consome singular e inesquecível. 

Garanta o seu Chá Preto talchá Cream Earl Grey no link

Gosta do nosso conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre chás, além das novidades em primeira mão!

    Deixe uma resposta

    Close
    Talchá © Copyright 2020. Todos os direitos reservados
    Close
    %d blogueiros gostam disto: