CHÁ x INFUSÃO: VOCÊ CONHECE A DIFERENÇA?

87

Estamos acostumados a chamar todas as infusões, de chás: mas você sabia que nem toda infusão é um chá? 

Quem não ama um cházinho de hortelã depois do almoço, não é mesmo? Ops, uma infusão de hortelã. A cultura brasileira transformou todas as infusões, em chás… Mas você sabia que nem todas as infusões podem ser consideradas chás?

Linha Suíça Interlaken com Chá Infusão Doce Amêndoa | talchá

Apesar de todos os chás serem considerados, também, infusões; nem todas as infusões são chás, já que só podem ser chamadas de chás às infusões que usam em sua composição a planta Camellia sinensis. A Camellia sinensis é responsável pelos chás branco, verde, oolong e preto, e é um pequeno arbusto, originário da China, que traz consigo um legado secular de consumo. 

O nome “chá” é resultado de uma história riquíssima, que data do momento que os portugueses desembarcaram no Porto de Macau, onde se encontraram pela primeira vez com a planta Camellia sinensis, que era chama de chá em cantonês – e por isso foi batizada como chá pelos portugueses. 

Matcha | talchá

Mas afinal, o que é uma infusão? 

Qualquer preparo com substâncias aromáticas, flores, frutas, especiarias ou ervas que não sejam a Camellia sinensis, são consideradas infusões. Dessa forma, quando você toma um “chá de hortelã” ou um “chá de camomila”, na verdade está tomando uma infusão de hortelã e uma infusão de camomila. As infusões também podem ser chamadas de tisanas. Legal, não é?

Infusão Chá da Nina | talchá

O Brasil tem a sua própria cultura ancestral que é preciosa e originária dos nossos povos indígenas. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, os povos daqui já consumiam infusões derivadas de raízes, flores e frutas para combater enfermidades e prevenir doenças. Ao chegarem aqui, na época das colonizações, os portugueses utilizaram o termo geral “chá” para qualquer bebida quente que fosse infusionada. 

As infusões também podem ser decocções, e as infusões e chás também podem ser blends. Mas você conhece o significado dos termos? 

O que é um blend?

A tradução literal da palavra significa mistura. Ou seja, uma mistura de diferentes ervas, que pode conter a planta Camellia sinensis ou não. Se o blend não conter a Camellia sinensis, o blend é uma infusão. Se conter, ele é um blend de chá. Com a mistura de diferentes substâncias, sejam elas ervas, raízes, flores ou frutas, é possível atingir sabores e aromas mais complexos, que harmonizam e se complementam para formar bebidas unicamente surpreendentes

Infusão Rose | talchá

E aí, você sabia dessas diferenças? Conta pra gente nos comentários, estamos muito curiosos para saber 👀

Aproveite para conhecer os nossos chás e infusões, ideiais para qualquer ocasião!

Experimente os chás da talchá:

NOMEINGREDIENTES
Silver NeedleFolhas de chá branco de Camellia sinensis.
TouaregBlend de folhas de chá verde da Camellia sinensis, menta enrolada e aroma natural de menta. 
Oolong CítricoBlend de folhas de chá Oolong de Camellia sinesis, botões de flor de laranjeira e aroma de laranja.
Chá do AmorBlend de folhas de chá preto da Camellia sinensis, pedaços de morango, framboesa, groselha e aroma de framboesa.

E deguste também as infusões talchá:

NOME

Verbena Spicy
INGREDIENTES

Blend com pedaços de gengibre, folhas de verbena e alecrim, casca de laranja e murta limão.
Doce AmêndoaBlend de pedaços de maçã, canela, beterraba, amêndoas e aromas naturais.
Rooibos LavandaBlend de folhas de Rooibos, flor de lavanda, flor de centáurea azul, flor de malva e aromas. 

Conheça todos os chás, infusões e blends disponíveis na Talchá pelo nosso site: www.talcha.com.br 

Deixe uma resposta

Close
Talchá © Copyright 2020. Todos os direitos reservados
Close
%d blogueiros gostam disto: