O chá Oolong é feito das folhas da planta Camellia sinensis, a mesma planta usada para fazer chá verde e chá preto. A diferença está na forma como o chá é processado.
Todas as folhas de chá contêm certas enzimas, que produzem uma reação química chamada oxidação. A oxidação é o que transforma as folhas, dando origem a diferentes famílias.
O chá branco é feito da folha não oxidada, o verde é pouco oxidado, e o preto pode oxidar por longos períodos, o que dá a ele a coloração escura.
O chá Oolong está em algum lugar entre os chás verdes e os pretos, podendo variar de 15 a 70% de oxidação.
As melhores variedades desta bebida se encontram na província chinesa de Fujian, onde se iniciou a sua fabricação e se desenvolveu a técnica de processamento.

Benefícios:
- A erva de chá oolong possui os benefícios dos antioxidantes: melhora a performance mental, auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer e doenças degenerativas como o Alzheimer
- Sua característica especial é de ressaltar a capacidade do nosso organismo em prevenir a fermentação dos alimentos e facilitar a digestão das gorduras.
O interessante dessa família é a variedade de sabores que são encontrados dentro dela. Por conta dos seus diferentes níveis de oxidação, cada chá é único e possui um sabor inigualável.
Conheça mais sobre o mundo dos chás e explore outras postagens como esta:

Você conhece a história do “Chá das Cinco”?
Todos sabem que o “chá das cinco” é uma tradição comum no Reino Unido, principalmente na Inglaterra. Mas você sabe como o costume surgiu?

Você sabe o que é o umami?
Sabe aquele sabor indescritível do seu chá verde? Esse é o umami!
Conheça um pouco mais sobre o quinto sabor e como reconhecê-lo nos seus blends

A Cafeína do Chá X A Cafeína do Café
Entenda a diferença entre a cafeína presente nessas duas bebidas e quais os impactos de cada uma no nosso organismo.

Aprenda a reutilizar sua erva
Você sabia que algumas ervas podem preparar mais do que só xícara de chá? Uma das principais vantagens de consumir chás de folhas a granel é […]