Os benefícios do Oolong

872

O chá Oolong é feito das folhas da planta Camellia sinensis, a mesma planta usada para fazer chá verde e chá preto. A diferença está na forma como o chá é processado.

Todas as folhas de chá contêm certas enzimas, que produzem uma reação química chamada oxidação. A oxidação é o que transforma as folhas, dando origem a diferentes famílias.

O chá branco é feito da folha não oxidada, o verde é pouco oxidado, e o preto pode oxidar por longos períodos, o que dá a ele a coloração escura.

O chá Oolong está em algum lugar entre os chás verdes e os pretos, podendo variar de 15 a 70% de oxidação.

As melhores variedades desta bebida se encontram na província  chinesa de Fujian, onde se iniciou a sua fabricação e se desenvolveu a técnica de processamento.  

Benefícios:

  • A erva de chá oolong possui os benefícios dos antioxidantes: melhora a performance mental, auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer e doenças degenerativas como o Alzheimer
  • Sua característica especial é de ressaltar a capacidade do nosso organismo em prevenir a fermentação dos alimentos e facilitar a digestão das gorduras.

O interessante dessa família é a variedade de sabores que são encontrados dentro dela. Por conta dos seus diferentes níveis de oxidação, cada chá é único e possui um sabor inigualável.


Conheça mais sobre o mundo dos chás e explore outras postagens como esta:

Aprenda a reutilizar sua erva

Você sabia que algumas ervas podem preparar mais do que só xícara de chá?  Uma das principais vantagens de consumir chás de folhas a granel é […]

Quanta cafeína há no chá?

Para quem curte um bom café, mas também gosta de se deliciar com um belo chá, uma pergunta sempre vem à mente: quanta cafeína há em uma xícara de chá?

Deixe uma resposta

Close
Talchá © Copyright 2020. Todos os direitos reservados
Close
%d blogueiros gostam disto: