Quanta cafeína há no chá?

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Para quem curte um bom café, mas também gosta de se deliciar com um belo chá, uma pergunta sempre vem à mente: quanta cafeína há em uma xícara de chá?

Certamente, os amantes de duas das bebidas mais consumidas do mundo já se perguntaram isso.

Diferente do que parece, no entanto, a resposta para esta dúvida é um pouco mais complicada do que parece.

Isso ocorre porque existem diversos fatores que colaboram, de forma efetiva, para determinar a quantidade exata de cafeína que pode ser encontrada em uma bela xícara de chá.

E esses mesmos fatores variam de acordo com o tipo de chá que está sendo feito e degustado, ao tempo de maceração, à temperatura da água e até mesmo a quantidade de chá existente em uma xícara.

Do mesmo modo, também é possível se afirmar que a porção de cafeína em uma folha de chá pode ser afetada por outros fatores, como altitude, processamento (sombreamento, oxidação etc.) e também o seu cultivo.

Na Talcha, por exemplo, há quase 100 tipos de chás disponíveis e cada um, certamente, possui a sua própria variedade geral de cafeína – desde a alta, passando pela média, chegando à baixa e terminando na quantidade zero de cafeína.

Vale lembrar que, apesar de ser vista, muitas vezes, como algoz da nossa saúde, a cafeína tem sim sua relevância para nós, sendo um estimulante natural.

Do mesmo modo, o seu consumo moderado (até 3 xícaras pequenas de café) é essencial para o nosso organismo. Até porque, em diversas ocasiões, a cafeína estimula a atividade cerebral, potencializa nossa produtividade, consegue melhorar a circulação sanguínea e pode até ser utilizada como um antidepressivo moderado.


Mas, e quanta cafeína há no chá?

Como já foi dito, isso varia de um chá para o outro. O chá preto, naturalmente, é rico em cafeína, tornando-se ótimo estimulante.

Nos chás oolong, há entre 10 a 55 mg de cafeína na xícara padrão. Ele fica no meio-termo entre o chá preto e o verde.  

Agora, se você gosta de um chá que não tenha muita cafeína, o recomendável é tomar um blend de chá verde. Ele contém entre 15 a 45 mg de cafeína por xícara.

Isso é, aproximadamente, metade da quantidade encontrada no chá preto. 


Quantidade de cafeína no chá branco, chá mate, chá de ervas e no rooibos

Um erro bastante comum é achar que o chá branco não contém cafeína. Na verdade, ele pode ter entre 20 a 50 miligramas de cafeína por xícara. 

O chá branco é também o menos processado, o que significa que você está bebendo ainda mais daqueles antioxidantes que a sua pele adora.

Já o chá mate tem baixas quantidades de cafeína.  Da mesma forma, 240 ml de chá-mate têm entre 27 a 35 mg de cafeína.

Porém, fica a dúvida: por que dizemos que nos fornece energia? 

Simples: porque o mate também contém outros compostos naturalmente energizantes. É por isso que obtemos um aumento de energia sem o “stress” de uma bebida com alto teor de cafeína.

Agora, se você gosta de uma bebida que acalma, relaxante, e não curte uma dose de cafeína em seu blend, é aconselhável tomar uma infusão já que as mesmas não contêm cafeína.

Por isso, são recomendadas para crianças, contém uma variedade de ingredientes que podem ser super hidratantes.

Igual ao que ocorre com as infusões, o rooibos é livre de cafeína, então é possível saboreá-lo sem a agitação da mesma. 

Aconselha-se, ao optar por se experimentar um novo chá, que se procure a classificação de cafeína na embalagem do chá ou então na página do fornecedor na internet.

Assim, será possível saber se o chá adquirido é livre de cafeína, tem baixo ou alto teor de cafeína, ou, então, uma dose intermediária.


Resumo das dosagens de cafeína nos chás

É considerada alta dose de cafeína quando há mais de 40 mg da substância por xícara padrão (240 ml). Então, começar o dia com esse chá pode ser uma ótima ideia!

Pode ser classificada como dose de cafeína média quando existe entre 20 e 39 mg de cafeína por xícara.

Um chá com esta dose de cafeína é um ótimo modo de aumentar a energia e o foco.

Já o baixo teor ocorre quando temos somente de 1 a 19 mg de cafeína por xícara. Essas misturas podem não te animar tanto, mesmo assim, se você for muito sensível a cafeína, pode querer pular a xícara antes de dormir.       

Sem absolutamente nenhuma dose de cafeína, as infusões de ervas, frutas e rooibos têm um sabor ótimo, a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo que você seja sensível à cafeína.

É a opção mais adequada para crianças ou para quem, simplesmente, está procurando relaxar.

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