Benefícios do chá a granel e diferenças para o chá de saquinho

372

O chá é uma excelente alternativa quando buscamos nos acalmar, tratar dores ou somente quando queremos uma bebida que nos refresque ou acompanhe um momento de prazer e de bem estar.

A opção que seguirmos vai determinar o resultado do sabor e as propriedades nele contidas. Mas, qual a diferença entre os práticos chás de saquinho e o chá a granel?

O chá a granel traz muito mais benefícios ao corpo do que o chá de saquinho, tem maior qualidade e sabor mais intenso. 

Com sua folha inteira, possui um sabor mais profundo, intenso e interessante. Além disso, não tem conservantes. Isso preserva muito o sabor e as qualidades deste tipo de chá.

O chá de saquinho tem um método de processamento totalmente diferente do chá a granel. Seu tipo de produção os diferencia muito. A maior diferença é que eles têm qualidades de chá distintas. Os tipos de folhas normalmente usados ​​em saquinhos de chá, são de um método de processamento conhecido como CRE, ‘cortar, rasgar e enrolar’. O ‘CRE’ cria chá de folhas finas com uma área de superfície maior. Isso quer dizer que ele fermenta mais rápido, mas perde um pouco do seu sabor. Já o chá a granel, de outro modo, preserva toda a riqueza e complexidade do chá. Assim sendo, boa parte da diversidade está no processo de produção. De maneira geral, os produtos usados nos chás de saquinho são de menor qualidade, por serem triturados

Afirma Daniela Cyrulin, nutricionista funcional e integrativa. 

Qual é o melhor chá: a granel ou de saquinho?

Outro problema apontado pela especialista: alguns fabricantes de chás de saquinho, para manter o tempo de prateleira, ou seja, manter a sua vida “útil”, acabam utilizando conservantes em sua composição.

Já o chá a granel, pelo contrário, tem suas folhas soltas normalmente escolhidas em um processo artesanal, absolutamente cuidadoso. Sem o uso de qualquer conservante.

Somente as partes especiais das plantas são colocadas no chá para serem vendidas e degustadas e passam por um efetivo processo de seleção, secagem e divisão em pedaços menores. 

É exatamente a planta natural, com menos água, para auxiliar a sua conservação.

Poucas das vantagens oferecidas no chá de saquinho é que ele pode ser encontrado com grande facilidade e seu preço, em alguns casos, é mais baixo do que o chá a granel. 

Contudo, preço e praticidade não são tão atraentes assim se for feita uma comparação com as versões em sachês.

Pode-se fazer a infusão de determinadas ervas e plantas até três vezes para aproveitar ao máximo os benefícios deste tipo de produto.

 Usar acessórios que facilitam bastante na hora de fazer o blend também são uma opção. Ou seja, os infusores são ótimas pedidas para isso.

Outra grande diferença no chá de saquinho: ele é produzido com pedaços da planta que não servem para vendas a granel. 

Deste modo, as plantas são moídas ou trituradas em partes bem pequenas. E isso faz com que as propriedades nutritivas, os óleos essenciais e a quantidade de vitaminas caiam bastante. 

O grande problema é que por causa desse super processamento, não temos como saber o que há dentro do chá de saquinho. Sendo assim, se você é fã de um bom chá, certamente vai dar preferência ao chá a granel.


As qualidades do chá a granel

Outra das grandes virtudes de um chá a granel é que ele passa por um processo de fabricação bastante cuidadoso e criterioso, desde a sua colheita até chegar à nossa xícara.

Isso tudo ocorre para garantir a integridade das plantas vendidas e, também, dos seus nutrientes.

A grande diferença sobre o chá de saquinho é que cada variedade de um chá gourmet é obtida por meio de diversos processos, tais como secar, murchar, controlar a quantidade de água das folhas e oxidar.

Isso exige um grande cuidado, desde o manuseio das folhas até o modo como são embaladas.

Nos blends, em que existe mistura, por exemplo, de ervas com frutas, folhas ou até mesmo outras ervas, isso acaba se repetindo.

Quem ganha com isso são os tealovers: além de certificar a qualidade do chá que iremos consumir, também é possível identificar e saborear cada elemento entre as ervas.

Com todo este cuidado em seu processamento e venda, podemos confirmar, com 100% de certeza, se os ingredientes que constam das embalagens realmente estão presentes na nossa bebida.


Faz mal tomar chá de saquinho? Qual é o melhor chá entre os dois?

Não se pode afirmar que o chá de saquinho faz mal.

No entanto, alguns estudos falam que há potenciais riscos em seu consumo durante a vida, em grandes quantidades.

Contudo, não existe uma pesquisa aplicada a todos os tipos de embalagens disponíveis no mercado e isso dificulta para que se chegue a um consenso tendo base científica.

O que é de conhecimento público sobre este assunto é que os chás de saquinho tradicionais, isto é, produzidos com ervas trituradas são mais pobres em nutrientes do que os chás a granel. 

É um fato: quanto mais processado for o chá, menos saudável e menor qualidade ele vai ter.

Se a sua meta, ao consumir um chá é a sua saúde, pode ter certeza: só vai fazer bem para você mesmo se priorizar chás e infusões realizados com ingredientes inteiros e sem o acréscimo de aromas artificiais ou adoçantes.

Ou seja, o chá a granel.

Vale lembrar, ainda, que os saquinhos passam por um processo de fabricação que também é ruim ao seu produto final, tanto de branqueamento, como também de colagem. 

Para isso, são usados produtos químicos, que entram em contato com a água, soltando, muitas vezes, resíduos que interferem no resultado final da bebida, que chega até nós. 


Como se faz o chá a granel?

Sem dúvida alguma, o preparo do chá a granel exige um pouco mais de esforço de quem irá tomar este chá gourmet.

No entanto, o resultado final, a respeito do sabor, cor e aroma, é muito superior, quase que incomparável ao chá de saquinho.  

Hoje em dia, há vários acessórios que facilitam demais o preparo deste blend, como os infusores e os bules especiais . Todos eles nos oferecem a elaboração de uma excelente bebida.

Sem dúvida, nada se compara a experiência de preparar um chá muito mais do que especial, onde é possível ver exatamente o que está sendo infusionado. 

O preparo do chá simplesmente passa a ser um ritual de conexão e autocuidado. Nada mais do que um momento único, seu!

São vários processos: selecionar a quantidade de chá, colocar no infusor ou no bule mesmo, aquecer a água (respeitando o tempo certo de cada planta) e despejar sobre a erva, escolher sua xícara preferida e esperar a mágica ocorrer.

O resultado disso tudo é um delicioso perfume de um blend exalando pelo ar, um sabor que preenche tudo e os efeitos dos chás podem ser sentidos de forma bem rápida. 

Como se percebe, as vantagens dos chás a granel sobre os chás de saquinho são inúmeras e quem prova, definitivamente, se apaixona!

E não quer voltar atrás! 

Deixe uma resposta

Close
Talchá © Copyright 2020. Todos os direitos reservados
Close
%d blogueiros gostam disto: