Qual a temperaura ideal para a infusão perfeita?

162

Você sabe qual a água perfeita para a preparação do seu chá? 

O excesso de minerais pode prejudicar a infusão, dando um caráter “pesado” a bebida, o ideal é a água filtrada, que possui uma quantidade balanceada de minerais, nem em abundância, como é o caso de garrafas de água compradas em mercado, nem em falta, como é o caso da água destilada.

O ideal é que a sua água tenha o Ph neutro (7), baixo teor de minerais e não contenha cloro.  

A temperatura é o mais importante na hora de preparar sua xícara!

Cada uma das famílias tem uma temperatura ideal, que deve ser seguida com cautela.

Detalhes simples que fazem a diferença, vão deixar o seu momento chá perfeito, ou que vão estragar sua experiência. 

Além da qualidade de sua erva, o tempo e temperatura são ingredientes essenciais para uma boa xícara de chá. 

O Chá Preto deve ser infusionado na água um pouco antes desta chegar em seu ponto de ebulição, ou seja, 95° C. Isso porque é a erva Camellia Sinensis está 100% oxidada. Além disso, deve permanecer submerso por 3 minutos.

Pu-ehr é uma erva super especial e tem suas particularidades. É a folha da Camellia Sinensis fermentada e envelhecida, por isso é conhecida como chá vermelho.

A fermentação é responsável pelo aumento das substâncias capazes de trazer propriedades antioxidantes, antinflamatórias e que ajudam na formação de hormônios essenciais para a saúde. 

Ele deve ser preparado na água em 85°C por 2 minutos. Respeitar o tempo e temperatura de infusão é o que mantém suas propriedades ativas.

Assim como um bom vinho, amadurece seu sabor com o passar do tempo e torna-se mais valioso. 


O Chá Oolong também mostra sua versatilidade, podendo ser oxidado entre 15% e 70%. Estes diferentes níveis de oxidação proporcionam, a quem o toma, sabores e aromas distintos, que o aproximam de um chá verde ou preto sem perder sua individualidade.

É um dos chás mais difíceis de produzir por conta da sua especificidade, portanto, suas instruções também devem ser seguidas à risca. É recomendado que sua infusão seja feita na água entre 85°C – 90°C por 3 minutos. 

O Chá Branco é o mais diferenciado e delicado ao paladar, além de ter os compostos mais saudáveis produzidos pela Camellia Sinensis.

Só são colhidas as folhas broto, que vão conter a maior quantidade de nutrientes. As preciosas variedades deste chá são raras e seu processo de preparação é delicado: deve ser submetido a temperatura de 80°C por 3 minutos. 

Já os chás verdes, por serem 0% oxidados, precisam de uma atenção especial. Feitos da maneira incorreta, amargam facilmente.

Um chá que conquistou seu lugar mundo afora por seu sabor característico e já foi incorporado em diversos blends, que deram novas roupagens esta bebida milenar.

Entretanto, isso não descarta a delicadeza necessária em seu modo de preparo, logo o infusione em água quente entre 75°C – 80°C por até 2 minutos. 

Uma dica para evitar descuidos é umedecer a erva, seja ela branca, verde, preta ou oolong, em água de temperatura ambiente.

Assim, mesmo que a temperatura ultrapasse o ideal, as folhas não se queimarão, prevenindo o amargor. 

Deixe uma resposta

Close
Talchá © Copyright 2020. Todos os direitos reservados
Close
%d blogueiros gostam disto: