Chá orgânico: o que é? Quais são os seus benefícios?

3K

Acompanhando o aumento da procura por produtos orgânicos em todo o mundo, o chá também faz parte desse universo.

Seu consumo apresenta crescimento de maneira exponencial.

O chá orgânico, se for comparado ao chá que é elaborado de modo convencional possui as mesmas propriedades, começando pelo seu efeito antioxidante, chegando até os benefícios relaxantes e estimulantes.

Entretanto, há uma diferença importante, ou podemos dizer até vantagem: o chá orgânico é cultivado usando diversas metodologias, que previnem a erosão do solo e acaba trazendo uma produção que é sustentável por um longo prazo.

Fora isso para que ele seja classificado como um chá orgânico um dos principais requisitos é não usar produtos que contenham fórmulas químicas.

Assim sendo, não existe em hipótese alguma a utilização de inseticidas, muito menos de herbicidas, assim como outros adubos com fórmulas químicas.

Um princípio que partilham com todos os demais produtos certificados como orgânicos


Os chás orgânicos da Talchá

Como não poderia deixar de ser, a Talchá disponibiliza uma grande variedade de chás orgânicos. O chá mate gengibre citrus, por exemplo, é considerado um dos blends orgânicos mais gostosos do Brasil.

Esse chá reúne as propriedades da tradicional erva mate com as diversas qualidades do gengibre e do capim limão. Junto com eles há um toque especial do limão tahiti.

O Rooibos Orgânico é rico em antioxidantes, além das vitaminas C e E, Zinco e Potássio.

Ele também é conhecido como chá de arbusto vermelho, ou simplesmente, chá vermelho. 

Esse blend acabou se tornando muito popular no ocidente por ter um sabor naturalmente adocicado e, ainda, pelos benefícios que traz à nossa saúde.

Enquanto isso, o exótico e delicioso chá preto monkey orgânico nos presenteia com um sabor levemente picante e malte.

Essa maravilhosa bebida vem da província chinesa de Yunnan e é bastante conhecida por sua produção de chá pretos de excepcional qualidade.

Sua colheita é realizada entre o final de março e o começo de abril. Isso ocorre somente com o broto e as suas folhas mais jovens.

Uma das suas características mais marcantes é a sua coloração ouro pálido.

Essa bebida é recomendada aos amantes dos chás puros especiais, além é claro daqueles que apreciam um chá orgânico. Por essa razão colocamos esse incrível chá na categoria Premium.

A origem do nome desse chá é extremamente curiosa: diz a lenda que os monges budistas simplesmente treinavam os macacos para que colhessem nas árvores, as folhas desse exótico chá.   

Outro detalhe diz respeito ao seu processamento: ele é feito com 100% de oxidação.  


Produtores de chás orgânicos têm que possuir certificação dos seus produtos

Para obter a desejada certificação orgânica, cada produtor de chá tem obrigatoriamente que passar por determinados tipos de controle elaborados por diversos órgãos de regulação.   

Dependendo do país onde é cultivado esse chá orgânico, ele deverá passar por entidades públicas ou mesmo privadas.

Elas são denominadas como certificadoras. Esse sistema tem como base diversas atividades a começar pela avaliação de vários documentos, e até mesmo as inspeções realizadas no próprio local de cultivo.  

Uma das principais vantagens quando optamos por consumir um chá orgânico é que estamos assumindo uma grande responsabilidade que é ter mais cuidado com o nosso meio ambiente.

Quem conduz a complexa elaboração do chá orgânico têm como base, os princípios da agricultura ancestral, feita de acordo com o cultivo que é realizado há milhares de anos.

Podemos afirmar que a agricultura orgânica presa por um crescimento natural. Seus produtores seguem os princípios da biodiversidade do equilíbrio e, principalmente, do manejo dos recursos naturais disponíveis, feito de modo racional.     


Millennials são os maiores consumidores do chá orgânico: saiba o motivo!

Um fato curioso é que a geração dos jovens nascidos entre os anos 1980 e 2000 são os maiores consumidores dos produtos ecológicos.

Explica-se: ao fazer compras, essas pessoas que fazem parte dos Millennials acabam optando por produtos ecofriendly. Isso acaba ocorrendo mesmo que elas tenham que pagar por um preço maior do que um produto considerado como tradicional ou convencional.

Essa demanda também ocorre em grandes países produtores de chá, como China e Índia: segundo um informe da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação), os jovens dessas regiões cada vez mais querem saber sobre o chá que consomem, sua qualidade, origem e contribuição ao desenvolvimento sustentável.

Dessa maneira, os jovens se transformaram nos grandes promotores dessa filosofia de cuidado ambiental e na exigência de práticas sustentáveis pelos produtores: uma demanda que chega cada vez mais longe, inclusive no mundo do chá.

Os chás além de proporcionarem uma experiência prazerosa para o olfato e o paladar, são fonte de incontáveis benefícios. Há evidências científicas de que os polifenóis presentes nos chás, que incluem EGCG (galato de epigalocatequina), tem efeito protetivo contra diferentes tipos de câncer.

Entre os benefícios oferecidos pelos chás orgânicos provenientes da planta da Camelia Sinensis estão:

  • Desacelerar a degeneração das células cerebrais;
  • Reduzir a pressão sanguínea;
  • Proteger contra o Diabetes Tipo 2;
  • Reduzir os níveis de colesterol e triglicérides;
  • Diminuir o risco de células cancerígenas;
  • Prevenir contra doenças cardíacas e infarto.

Deixe uma resposta

Close
Talchá © Copyright 2023. Todos os direitos reservados
Close

Descubra mais sobre Blog Talchá - Chás Premium, Receitas e mais!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading