Chás para curar ressaca

536

Passar do ponto na hora de beber, de confraternizar com os amigos, de se exceder um pouco naquelas boas doses de um bom vinho é algo que pode acontecer com qualquer um e é uma maravilha.

Mas…ao acordar, na manhã seguinte, vem aquela “deliciosa” dor de cabeça, sempre acompanhada daquela velha perguntinha: por que a ressaca existe? No mesmo instante, você pensa: como vou dar um jeito nisso?! Aí vem a brilhante ideia: os chás que ajudam a curar a ressaca.

Há, na verdade, diversas receitas, recomendações, conselhos, tudo o que se possa imaginar para curar aquela velha e “boa” ressaca, cujos famosos sintomas como dor de cabeça e enjoo podem ser logo combatidos ou, no mínimo, amenizados.

Antes de explicarmos exatamente o que ocorre com o nosso corpo, primeiro é hora de ajudá-lo a se reerguer! Como?

Simples: há diversas receitas que ajudam a combater este problema.

Vamos a elas!

  • Em primeiro lugar, cabe sempre lembrar: um dos sintomas da bebedeira é a desidratação. Isso quer dizer que você vai precisar hidratar seu corpo e repor tudo que ele perdeu. A água, além de hidratar o seu organismo, ajuda a eliminar as toxinas.   
  • Além disso, sucos ricos em Vitamina C como suco de acerola, laranja ou de limão , podem ser de grande ajuda já que são antioxidantes protetores.
  • Isotônicos e água de coco também podem apoiar pois hidratam e repõem glicose, potássio e fósforo, elementos foram perdidos na desidratação ocasionada pelo álcool. 

Os chás que ajudam a curar a ressaca

Sem dúvida alguma, um belo Chá Verde, com aromas naturais, cai muito bem já que ele tem diversas propriedades antioxidantes, aminoácidos, vitaminas e minerais.

Além disso, tanto eles, quanto o chá de hortelã facilitam a digestão.

Chás com propriedades relaxantes, como o chá de camomila por exemplo, podem acalmar a mente e o corpo e ajudar a recompor a energia perdida, perfeitos para um dia de descanso. 

Se o seu maior problema na ressaca for o enjoo, o Chá infusões Doce Amêndoa pode ajudar. É uma bebida agradável, sem cafeína, com sabores sutis e nutrientes variados que com certeza vai amenizar este sintoma.

Outra opção são chás de gengibre ou que possuem a planta em sua composição, que trarão os mesmo benefícios.

O gengibre acalma o estômago já na manhã do dia seguinte à ressaca e é bom para combater a azia e os gases.

Isso acontece porque ele favorece a eliminação mais rápida do álcool no organismo. Fora isso, o gengibre tem uma ação anti-inflamatória e desintoxicante.

Ele é tão delicioso e com efeitos tão incríveis que vai se tornar parte da sua rotina!

Do mesmo modo, Chá infusões Vermelho Intenso e o Chá de hibisco também podem ajudar a aliviar os desagradáveis sintomas da ressaca.

Possuem o hibisco em sua composição , que age no fígado e nos rins, ajudando a aumentar a eliminação das toxinas.


Ressaca em grego, algia, significa “dor”, e em norueguês, kveis, quer dizer “mal-estar; em bom português, como sabemos, quer dizer mal-estarindisposição,  depressãomoleza, etc.

Mas por que tudo isso acontece com o nosso organismo após o consumo “exagerado” de álcool?

Em primeiro lugar, é bom compreender o que está acontecendo conosco quando estivermos totalmente lúcidos.

A ressaca nada mais é de que o modo como nosso corpo nos lembra dos perigos de beber além da conta.

Essa condição, que por sinal não é nem um pouco agradável, ocorre pelo simples fato que seu organismo recebeu grandes quantidades de álcool e, agora, tem que metabolizar tudo isso.

Neste processo, alguns órgãos acabam ficando sobrecarregados, como é o caso do nosso fígado, pois este é o principal responsável por produzir as enzimas que absorvem o etanol.

Depois que acordamos, mesmo que não estejamos mais ingerindo bebidas alcoólicas, o fígado já produziu quantidades grandes de enzimas, que não possuem mais utilidade, esse excesso é o causador dos sintomas mais comuns da ressaca: dor de cabeça, desidratação (sensação de boca seca e muita sede), enjoo, diarreia e cansaço.

Repouso combate a ressaca!

Repouso é essencial!

Não só quando falamos de ressaca, como também para qualquer momento de mal-estar.

O nosso corpo é capaz de se recuperar sozinho deste mal mas, sem dúvida nenhuma, uma agradável dose de repouso e um bom chá podem acelerar este processo.

Join the Conversation

  1. Otimo artigo

Deixe uma resposta

Close
Talchá © Copyright 2020. Todos os direitos reservados
Close
%d blogueiros gostam disto: