Chá : um ritual de relaxamento

158

Já diria o exímio poeta Mário Quintana: “o café é mais intelectual; o chá é mais espiritual. ”

Baseado nesta frase, sem dúvida, podemos afirmar que, tomar chá é muito mais do que apenas apreciar uma boa bebida.

Na verdade, o chá é um ritual de relaxamento.

Ou seja, não é somente uma questão de degustar uma bebida, é sim um cuidado, um estilo de vida, que é possível proporcionar a si mesmo!

Este é um antigo hábito em diversas civilizações.

Indianos, árabes, ingleses (entre outros povos) fazem do ato de tomar chá praticamente um ritual diário, como almoçar, jantar, ou tomar café da manhã.

Afinal, quem não conhece a famosa frase: “o chá das 5” ?!

Tomar esta bebida simplesmente envolve aspectos culturais, sociais e nutritivos. A sua simples ingestão significa uma sensacional mistura de aromas e sabores, e integra processos de socialização e relaxamento.

Fora isso, o chá traz diversos benefícios ao nosso corpo e tem milhões de fãs ao redor do mundo.  

Aqui no Brasil, o ato de tomar chá vem ganhando cada vez mais força, devido ao aumento das opções gourmet e blends.

Também, uma maior atenção à qualidade de vida e bem estar, dão ao chá o status mais satisfatório para integrar momentos de satisfação, prazer e tranquilidade.


Mas, e como escolher o chá ideal?

Responder a esta pergunta parece fácil, mas não é.

Tudo depende de como estamos nos sentindo, do que buscamos, e, principalmente da ocasião em que ele será servido: em casa, somente para nossa família; em um evento social; em um encontro entre amigos, etc.

Por exemplo, o chá verde da Camellia Sinensis, apesar de conter cafeína, se for ingerido associado à L-Theanina, faz com que a absorção da cafeína seja lenta, bem como que não haja picos de alerta, como acontece com o café, o que também traz uma agradável sensação de relaxamento.

Isso explica o motivo pelo qual os monges budistas utilizam o chá-verde para estimular o seu estado de meditação.

Entrando no tema “infusões”, o blend Rooibos é muito famoso por ter um sabor levemente adocicado e por trazer vários benefícios à nossa saúde.

Ele é extraído de um arbusto encontrado na África do Sul. Neste caso, recomenda-se que ele seja degustado à noite para um momento tanto de introspecção, como também de calma e repouso.

Para uma explosão de sabores envolventes, uma sobremesa caseira em forma de chá. Essa aconchegante e saborosa infusão pode surpreender o final de uma refeição deliciosa feita para convidados!


Chá é reverenciado no Oriente

Para se entender como é importante para muitas pessoas (o momento de tomar o chá), há diversas cerimônias realizadas e espalhadas pelo mundo, carregadas de formalidades e significados para se tomar a bebida.

No Japão, por exemplo, as pessoas vestem roupas próprias para isso e cada um tem seu utensílio especial para esta ocasião.

O convidado de honra? O matchá!

Da mesma forma, outro país oriental, a China segue o mesmo caminho, prezando pela completa atenção dispensada no preparo do chá, valorizando o significado, e proporcionando, claro, momentos de intenso prazer e relaxamento ao degustar a bebida.

No Brasil, na China, no Japão, valem os mesmos cuidados na hora de saborear um delicioso chá.

Preste atenção em você mesmo, nos detalhes, no preparo da bebida, desfrute dos aromas e do momento.

O melhor chá da sua vida será aquele feito com cuidado, com atenção à temperatura da água, quantidade de folhas, tempo de infusão,  e belos acessórios repletos de significados.

Fique mais atento ao seu ritmo de vida, reserve um tempo só para você!

É hora de relaxar o corpo e a mente!

Tudo isso acompanhado de uma ótima companhia: um delicioso chá!

Deixe uma resposta

Close
Talchá © Copyright 2020. Todos os direitos reservados
Close
%d blogueiros gostam disto: